segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pisos e Pisos

Um piso bonito deixa o ambiente com um ar mais “TCHAM”, por mais que os moveis ou a decoração da casa ou apartamento seja simples um piso bonito e bem colocado deixa o ambiente mais aconchegante e chique, por isso vou falar sobre alguns tipos de piso que andei pesquisando na internet .

Piso laminado
Piso laminado é um revestimento usado para pisos, mas existem pessoas que também  gostam de utiliza-lo para revestimento das paredes , o piso laminado tem uma semelhança visual semelhante ao carpete de madeira, ele é resistente à abrasão, e se destaca principalmente por ser um revestimento de fácil limpeza.


Vantagens 
  • O preço do piso laminado é muito inferior em relação ao carpete de madeira;
  • Fácil limpeza, basta um pano úmido para limpar a maioria das manchas;
  • Fácil instalação, as placas do piso apresentam encaixe tipo macho-fêmea. Podem ser coladas ainda para garantir a união das peças.
  • Ecologicamente correto, as placas de piso laminado são compostas por compensado, da qual a maioria dos fabricantes já adotou o uso de madeira reflorestada de florestas certificadas.


Desvantagens
  • A umidade pode conduzir a uma distorção da forma do piso laminado. Se estiver instalado em áreas onde há exposição constante a água tendem a ficar danificados. 
  • Este tipo de revestimento, também tem tendência a deformar devido ao calor e à pressão.
  • A superfície do piso laminado é tão suave que tende a ser escorregadio.
  • Objetos cortantes ou sapatos de salto alto também estragam o piso laminado por riscá-la

Instalação
  • A instalação desse tipo de piso leva em media até 4 horas, normalmente a empresa que vende esse tipo de piso é a mesma que faz a instalação, isso é uma vantagem para as pessoas que não querem perder muito tempo.
  • A instalação normalmente é feita inicialmente com a cobertura do piso por uma manta de polietileno, onde em seguida são colocadas as placas do piso, sendo uma encaixada na outra por um sistema de macho-fêmea , algumas empresas utilizam cola para reforçar esse encaixe do piso.



Piso Porcelanato
Piso porcelanato é bem parecido com a cerâmica, porém suas placas são maiores e costumam ser mais brilhantes.
Atualmente o mercado disponibiliza diversas cores e texturas, Possui três tipos de acabamentos: liso, acetinado e rústico. O liso é mais brilhante, o acetinado é antiderrapante e o rústico possui um acabamento mais clássico. 
Outra questão que certa vez um pedreiro comentou comigo, é que para que o piso fique bem bonito no chão é necessário um tipo de rejunte especifico (o rejunte seco).
O rejunte seco é aquele que o piso ou azulejo é assentado com junta seca, ou seja, sem junta.
Algumas pessoas acham esse tipo de rejunte péssimo, pois facilita a infiltração, não dá pra rejuntar direito e as deformidades do acabamento ficam visíveis, por isso é sempre bom pesquisar antes de fazer algo indicado por alguém.



Vantagens
  • Durabilidade, alta impermeabilidade e resistência à abrasão
  • Fácil Limpeza, podem ser molhados e vale usar produtos de limpeza básicos ou específicos para porcelanato (Evite produtos à base de ácido).
      Desvantagens
  • Instalação é demorada e o custo do material são superiores ao das outras opções.

Instalação
  • A instalação do porcelanato é parecida com o piso cerâmico, porém é necessário argamassa e rejunte específicos além de uma mão de obra experiente para evitar acabamentos mal feitos. 


Piso Vinílico / PVC
É feito à base de PVC e normalmente é  vendido em mantas ou em placas, Esse piso é de uma tecnologia antiga é mais utilizado em lugares onde existe um alto fluxo de pessoas como em shoppings, academias, escolas, e ambientes públicos, mas hoje em dia tem sido utilizado também em residências.

    



Vantagens

  • Pode ser instalado em módulos, por cima do piso antigo, sem a necessidade de uma reforma em si, ficando apenas 6 mm mais alto que o piso antigo.
  • Altíssima durabilidade e resistência.
  • Fácil de limpar, não possui fendas, portanto não acumula aquelas sujeiras entre um piso e outro, como acontece com o piso de taco, por exemplo.
  • Oferece um ótimo isolamento acústico. Por isso é amplamente utilizado em escolas e bibliotecas, pois abafa o barulho dos sapatos no piso.

Desvantagens
  • Não pode ficar imerso em água, a não ser os indicados para áreas de banheiros. Alguns são macios e podem ficar marcados pelos móveis.



Piso frio (cerâmica)
Há esse já é um velho conhecido de todos acredito que não precise de muitas apresentações , piso frio é feito à base de cerâmica  com acabamento, à base de esmalte.
  

Vantagens
  • Custo baixo.
  • Alta durabilidade 
  • Limpeza fácil, pano úmido, detergente neutro e produtos de limpeza leves. Pode ser molhado (lavado).

Desvantagens.
  • Aspecto mais rústico.
  • Demora na instalação.
  • Devido ocorrer dilatação do piso por isso é necessário deixar juntas grandes entre as peças. Dessa forma, os rejuntes ficam manchados logo e o piso perde a característica de novo mais rápido.




10 comentários:

  1. Adorei o post, pretendo usar laminado e porcelanato lá no apê.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eliana , eu também quero colocar piso laminado , talvez um Ipê e com o rodapé todo branquinho.

      Excluir
  2. Oi,
    O meu está escolhido tb (se eu não mudar de ideia rs) será o piso vinílico nos quartos e sala, cozinha e banheiro meu marido quer colocar uma pedra (ele tem um cliente que é fornecedor e tem opção para piso) então essas áreas é ele que tá escolhendo rsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu vou de laminado, porcelanato só na cozinha e banheiro.

    E vc vai de quê? Rsrsrs

    Juci
    Meuapdossonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu vou de laminado, porcelanato só na cozinha e banheiro.

    E vc vai de quê? Rsrsrs

    Juci
    Meuapdossonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ! Juci com certeza vou de laminado , bem mais rápido de instalar , espero só não me arrepender no futuro.

      Excluir
  5. Olá!
    Colocarei Laminado e piso na cozinha e banheiro.
    Vcs possuem informação sobre prazo de entrega???
    Saint Bartolomeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane , o prazo de entrega está para março de 2014

      Excluir
  6. Gente mas será que não vai sair antes?Pelo andamento,a obra já está bem adiantada...Não vejo a hora de poder entrar no meu Apê Novinho!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah,eu tbm comprei o meu Apê no Saint Bartolomeu,logo seremos vizinhas!!!Adorei o seu blog,pois nem meu marido e eu não conseguimos ir na primeira visita.E o seu blog nos foi de muita ajuda,pra vermos como estava tudo lá! Valeu mesmo!
    Tatiane Soares

    ResponderExcluir