quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cobrança ITBI e REGISTRO CARTÓRIO

Olá pessoal !

Continuando a falar sobre financiamento , hoje olhei no site na MRV  e vi que apareceram 2 cobranças novas, uma referente a ITBI , e outra referente a REGISTRO CARTÓRIO.
Liguei na MRV  para saber se essa cobrança de REGISTRO CARTÓRIO é referente a escritura, oque a atendente me falou foi o seguinte.
Que essa cobrança é referente também a escritura , e irá funcionar da seguinte forma , a MRV pagou esses valores e agora ela está me cobrando, daqui uns 20 ou 90 dias vou receber na minha casa o contrato de compra e venda que eu assinei na CEF no mês passado.
Mas a escritura só vou receber depois que eu quitar todo o financiamento com a CEF.

Eu queria saber se é assim mesmo que funciona, se eu entendi certo, se a escritura só vem depois da quitação do financiamento com a CEF.

Outra coisa queria saber se depois disso vem mais alguma cobrança ou não.

Se alguém está um passo na frente desse "jogo que loko"  e já passou dessa fase por favor me diga .



46 comentários:

  1. Olá Daiane boa noite eu já passei por esse processo e funcionou da seguinte forma: Também apareceu no site de relacionamento a cobrança de dois valores referentes a escritura um no valor de 2678 e outro no valor de 1100 somando os dois deram 3800 aproximadamente e foi cconforme comentei e exatamente o que o pessoal da mrv te disse a Mrv já pagou esses valores no ato da assinatura porém depois eles te cobram os.vencimentos das minhas parcelas ficaram para depois de 60 dias da data de assinatura, não tem como.correr esses valores são.referentes a documentação do nosso.ape.
    A escritura do seu ape já sai logo, não precisa esperar começar a pagar o financiamento, acho que depois de um mês que paguei essas duas novas cobranças chegou em minha um documento do cartório que nada mais era que a minha escritura. Logo logo vice paga esses valores e já receberá a escritura.
    Depois desses pagamentos praticamente não irá aparecer novidades, apenas uma coisa estranha acontece, você quando comprou o ape.fechou um valor a ser pago mensalmente e esse valor é corrigido mensalmente pelo INCC, possivelmente você recebeu um.novo contrato chamado ADITIVO e que mostra os valores mensais já corrigidos pelo INCC porém esses vapores ainda continuarão a ser corrigidos pelo INCC eles não congelam nos valores das novas parcelas, resumindo as parcelas mensais e anuais se você tiver continuam sEjam ajustadas. Bom acho que é isso. Dúvidas me.contate no email Everson.Barbosa@tam.com.BR

    Ah só lembrando eu serei morador do Saint Acacio. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eversom , obrigada pela resposta eu estava confusa mesmo em relação a escritura.

      Excluir
    2. Everson no caso da pessoa que ja quitou td com a MR não tera que pagar mais nada apos pagar esta documentação!!!
      No aguarda.
      Daiane parabens pela sua conquista.
      Atte,

      Edclesson Dias

      Excluir
  2. Everson no caso da pessoa que ja quitou td com a MR não tera que pagar mais nada apos pagar esta documentação!!!
    No aguarda.
    Daiane parabens pela sua conquista.
    Atte,

    Edclesson Dias

    ResponderExcluir
  3. Olá Edclesson nos noite, quanto a sua dúvida eu não sei te informar mas acredito que após os pagamentos para a Mrv não tem porque aparecer novos valores, os únicos pagamentos que ocorrem são as taxas de evolução da obra que a CEF cobra mensalmente, logo após a entrega do apartamento e a liberação do HABITE-SE você começa a pagar o financiamento junto a CEF. Mas vale lembrar que assim que o primeiro morador entrar no apartamento já seremos obrigado a pagar o valor de condomínio mesmo se não tivérmos recebido as nossas chaves, isso eu já li na internet e vi que muitos reclamam mas da para entender, o que não dá para atender é porque a construtora demora para entregar as chaves aos moradores. Espero que nao apareça novos.valores até porque não tem mais o que pagar. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos e futuros vizinhos!!

    Eu também já assinei o aditivo, mas ainda não recebi os boletos para pagar a escritura.
    Gostaria de lembrá-los que já que pagamos a escritura, o registro de imóvel tem que vir no nosso nome com alienação ao banco ( do mesmo jeito quando financiamos um carro: o nosso nome aparece como proprietário e na parte inferior do documento aparece uma observação dizendo que está alienado ao banco tal ...).
    Estou feliz também pela compra do apê, mas ao mesmo tempo muito insatisfeito, pois o fdp do corretor que me vendeu o apê não citou em nenhum momento as parcelas que serão pagas para a CEF. Estou muito preocupado. Imagine vcs que nesse mês de fevereiro terei que pagar uma parcela para MRV de R$ 540,00, outra parcela para CEF de R$ 770,00 e ainda pagar o meu aluguel de R$ 870,00!! Que sufoco!! Não consigo nem contactar o corretor para xingá-lo!!
    Bem é isso aí!!
    Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  5. MEUUUUUUU DEUS, NÃO SABIA QUE COMPRAR UM APÊ ME TRAZIA TANTO SOFRIMENTO... EU E MEU MARIDO ESTAMOS TODO ENRROLADOS KKK ELE ATÉ PEDIU FÉRIAS PARA PAGAR A TAXA DE REGISTRO DE CARTÓRIO.. KI MERDAAAA

    ResponderExcluir
  6. MEUUUUUUU DEUS, NÃO SABIA QUE COMPRAR UM APÊ ME TRAZIA TANTO SOFRIMENTO... EU E MEU MARIDO ESTAMOS TODO ENRROLADOS KKK ELE ATÉ PEDIU FÉRIAS PARA PAGAR A TAXA DE REGISTRO DE CARTÓRIO.. KI MERDAAAA

    ResponderExcluir
  7. INFORMO A TODOS OS NOVOS COMPRADORES DE IMOVEIS, QUE QUEM ESTA COMPRANDO O PRIMEIRO IMOVEL PELO PLANO DO GOVERNO ( MINHA CASA MINHA VIDA) TEM ISENÇÃO DESSAS TAXAS, SO QUE ELES NAO TE AVISÃO DISSO.
    EU ESTOU COM UM PROCESSO ABERTO CONTRA A MRV SOBRE ISSO. ELE PAGARAM E AGORA QUEREM QUE EU OS PAGUE E DEPOIS PESSA A RESTITUIÇÃO DO DINHEIRO A PREFEITURA. NO ENTANTO O ADVOGADO FALOU QUE ELES NAO DEVERIAM TER PAGO UMA COISA QUE NAO E DELES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, Boa Tarde!
      Me diz como posso faço para ser restituído do valor que paguei referente a TAXA DE REGISTRO.
      Desde já agradeço a atenção!
      Se possivel, responder neste e-mail: rogerioribeiro1112@hotmail.com

      Excluir
    2. Eduardo, estou no mesma situação sua, eles dizem que pagaram o registro e me mandaram por email um cópia do protocola de entrada de registro, com o contrato do banco e uma declaração assinada por solicitando a isenção das taxa do cartório..por ultimo agora pedi o recibo do cartório. Quero ver o recebido e tenho a intenção de não pagar.
      José Carlos.

      Excluir
  8. Boa Eduardo, Eu também corria traz e descobri que onde moro é cobrado 50% no caso de ser o primeiro imóvel e na cidade vizinha nem pode ser cobrado ITBI e Registro pois há uma lei assinana pelo prefeito. Meu corretor foi honesto e me avisou, porém muitos não comentam a isenção.
    Outra Coisa é pagar INCC depois da obra concluída, isto até onde sei é cobrança indevida.

    ResponderExcluir
  9. aguem sabe me explicar como fuciona esse processo de taxas de itbi,registro, escritura da mrv?

    ResponderExcluir
  10. veio para me uma taxa de itbi no valor de 184,outra de registro de 1000
    outra de 109
    fui informado que pelo fato de ser meu primeiro imovél nao tenho pq pagar essas taxas pois tenho desconto de 50%. certo ou errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei nessa duvida também , tentei me informar com os outros moradores , mas ninguém sabia nada sobre isso.
      A unica coisa que falaram é que é dado um desconto sobre o valor normal.
      Para saber os valores e detalhes com precisão, basta solicitar
      ao 11° Cartório uma certidão. Custa uns R$ 40,00. Eu vou solicitar
      a Certidão para ver se o que a MRV cobrou de mim, foi realmente
      o cobrado pela Prefeitura e Cartório. To para fazer isso já faz um tempo mas acabo esquecendo , mas vou verificar pois vai que a MRV ta querendo me passar a perna né.

      Excluir
  11. obrigado pela resposta
    bom entrei em contato com a MRV eles falaram que esse valor que veio para mim
    já foi abatido o desconto, e que o ITBI, tem maior desconto do que as taxas de registros. bom estou confiante que não haverá mais taxas
    bom estou

    ResponderExcluir
  12. engraçado que entre as pessoas que ja moram num apartamento da mrv
    ninguém sabe informar sobre esse valor correto.
    será possível, que só eu, parei pra analisar esses documento.

    ResponderExcluir
  13. claudio foram apenas estas taxas?
    (itbi 184,outra de registro de 1000
    outra de 109 ) ? oque eu achei estranho que paguei o itbi logo no começo e agora veio aparecer este do registro... e vai vir mais ? ou é apenas uma ? (rt01) ?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia galera ..
    O meu itbi ele veio no valor de 1255.00 e o meu registro do cartório veio 1193.00..
    Pq o meu veio no valor tão alto..?
    Cláudio pq o seu itbi veio no valor de 184?
    Aguardo a resposta..
    Meu nome e Peterson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o seu é na planta ou pronto ? acho que tem diferença nisso..

      Excluir
    2. Peterson o valor do itbi são 2% do imóvel

      Excluir
    3. Srs. boa tarde meu ITBI veio 4600, alguém tem o valor venal do imóvel no Saint Acácio, estou com uma ocorrência aberta na MRV para entender este valor, pois se trata do meu primeiro imóvel e deveria ter 50% de desconto

      Excluir
  15. Galera Boa tarde!

    Estou com um tanto de duvida sobre ITBI e ESCRITURA alguem pode me ajudar?
    comprei meu primeiro ap na planta pela MRV data prevista para entrega no começo do ano que vem em Contagem MG
    queria saber o valor real que vou ter que pagar de itbi e escritura meu ap ta avaliado no valor de 145.000
    essas taxa irei pagar para MRV ou pra prefeitura e cartorio?? queria saber se esses valores dividem tbm alguem pode me ajudar??? meu email e renatamattos93@hotmail.com muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Matos, no meu caso aconteceu assim, lá no site da MRV na área de cliente, onde ficam as prestações que a gente paga para MRV , então em certo tempo apareceu lá no site as duas cobranças, neste caso eu imprimi o boleto e paguei para MRV, depois me falaram que a MRV repassaria o valor para a prefeitura, e sobre
      Os valores foram esses abaixo, primeiro vem um código usado pela MRV depois a descrição e o valor.

      O Valor do meu apê foi avaliado em 150

      RI01- ITBI- 2.658,00
      RT01-Registro Cartorio 1.156,80

      OBS- Algumas pessoas dizem que para o 1° imóvel a pessoa tem desconto, mas não sei como funciona pois confesso que fui preguiçosa para procurar a informação lá na prefeitura.

      Excluir
  16. è complicado pelo que eu vi esses valores são pagos para a prefeitura .. ai depende muito de que cidade , mais é possível retirar o comprovante junto da empresa que ta fazendo a assessoria do seu apartamento

    ResponderExcluir
  17. RENATA MATOS


    Você fala correspondente da caixa?? quando diz a empresa que esta fazendo a assessoria do apartamento.
    hoje me ligaram agendando o financiamento com a caixa , em enviaram o email com um tanto de taxa que devo pagar exemplo abaixo:

    Taxas/Diferença
    Consulta Cadastral - 30,00;
    Taxa á Vista - Pode chegar à 100,00 (somos informados do valor no momento da retirada do contrato na agência);
    Seguro - 100,00 à 300,00 (somos informados do valor no momento da retirada do contrato na agência);
    Abertura de crédito - 250,00 à 500,00 (somos informados do valor no momento da retirada do contrato na agência, apenas para aquisição de imóvel pronto);
    Diferença INCC MRV - Em anexo - Venc. 07/08/2015 - Apresentar pago com cópia do comprovante de pagamento;

    isso tudo e devido???

    obrigada pessoa que me respondeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me lembro bem como foi meu processo, mas lembro que eu levei 300 reais em dinheiro no dia de assinar o contrato com a caixa, só não paguei essa diferença do INCC pois eu já havia pago todas as parcelas para MRV.

      Excluir
    2. Renata Matos
      obrigada por me responder...
      esse povo não tem como mais tirar dinheiro da gente.
      assinei contrato com a MRV em junho dia 25 vou assinar com a caixa na sexta feira valor do meu financiamento com a caixa e de 118.000 a diferença que eles me informaram de INCC e de R$ 3.545,22 tenho que pagar 14 prestação de 253,23 para eles. tudo isso por causa de um mês... um roubo

      Excluir
  18. Bom dia a todos!

    Assinei o financiamamento com a CEF na sexta feira 14.08.2015, a diferença que terei que pagar a MRV (INCC ref. a dois meses) ficou R$ 4.575,77 que pagarei R$ 254,21 + 18 x 301,66.

    Porém, hoje apareceu no portal da MRV uma taxa de ITBI no valor de R$ 325,15 com vencimento para o mês que vem... Alguém sabe me dizer se é isso mesmo? Achei que teria um prazo maior e um valor maior também...

    Outra grande dúvida é ref. as minhas mensais e anuais, que TODOS os dias tem reajuste de centavos, o reajuste não deveria ser mensal e de acordo com o índice do INCC do mÊs anterior?

    Aguardo alguém que possa me ajudar pois o corretor não responde aos meus e-mails e a central de relacionamento da MRV nunca sabe de nada :/ Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola , o ITBI é normal aparecer no portal para pagamento, normalmente ele vem acompanhado tambem da cobrança do registro em cartorio, se não me engano esse são as taxas dos registro do imovel no cartorio da região, uma especie de imposto da prefeitura, que a MRV paga e depois cobra de nos.

      Sobre o INCC ate onde eu me lembro na minha epoca so vinha os reajustes mensalmente nas parcelas.

      Excluir
  19. Parabéns pelo belo artigo informativo no seu blog http://goo.gl/HsUDKU quero lhe parabenizar pelo belo trabalho , muito sucesso e paz....

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde!
    Meu caso ocorreu o seguinte: foi disponibilizado no site de relacionamento da MRV algumas parcelas para pagamento do registro do meu imóvel que juntas somam R$2300, porém eu já adquiri o meu registro e no extrato do cartório consta um valor total de R$1200 e um valor de restituição de R$1100.
    Alguém saberia me informar se eu obtenho este valor de restituição como cartório que registrou meu imóvel?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!

    Uma dúvida, pago a parcela do sinal a construtora, mais vi que existe uma taxa de evolução da obra, quem paga ou pagou pode me informar como funciona a cobrança, o valor inicial e o aumento que ocorre? isso é fora o valor da parcela da construtora ou já vem incluído no valor da parcela? é pago ao banco ou a construtora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pago ao banco, e é fora a parcela que vai pagar para a construtora. É tipo um seguro que é pago para o banco enquanto o imóvel está sendo construído. Esse seguro pode chegar até a 100% do valor da parcela do financiamento,e é cobrado mensalmente de acordo com a evolução da obra, quanto mais evoluída a obra mais cara fica a parcela.

      Excluir
  23. Bom dia!

    Uma dúvida, pago a parcela do sinal a construtora, mais vi que existe uma taxa de evolução da obra, quem paga ou pagou pode me informar como funciona a cobrança, o valor inicial e o aumento que ocorre? isso é fora o valor da parcela da construtora ou já vem incluído no valor da parcela? é pago ao banco ou a construtora?

    ResponderExcluir
  24. A taxa de evolução de obra é paga para o banco e é independente do valor de prestação pago para construtora, esse valor começa a ser pago quando assinamos o contrato com a CEF , ele começa sendo baixo e vai aumento todo mês conforme o INCC atual do mercado, o valor maximo pago na minha época foi até 80% do valor da prestação , porém atualmente com a situação do país ouvi relatos de pessoas que estão pagando o valor de taxa de evolução de obra com valor bem mais alto que o valor da prestação do (ape ou casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá este é o meu caso já paguei R$658,00 de parcela no mês 4 terei que pagar R$1.092,00 mais caro que o proprio financimaneto acredito gostaria de saber se isto está correto.

      Excluir
    2. Olá este é o meu caso já paguei R$658,00 de parcela no mês 4 terei que pagar R$1.092,00 mais caro que o proprio financimaneto acredito gostaria de saber se isto está correto.

      Excluir
  25. Boa noite pessoal,
    Alguém pir aqui comprou apartamento do empreendimeto Bossa Nova Park em Belo Horizonte? Se sim, me mandem e-mail no wallacebi@hotmail.com para trocarmos experiências e informações...
    Aproveitando, curti muito o blog, excelente.

    Wallace Batista

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!
    Comprei um apto em Honório, Recanto do Beija-Flor, alguém aqui tb comprou lá?
    Tenho dúvidas sobre RGI e ITBI...
    Meu apto está avaliado em 169.852,00 - no site da MRV veio uma taxa de cartório de 267,00, agora apareceu um boleto de 1916,00 e parece que ainda está faltando o ITBI... Alguém sabe quanto tempo depois sai o boleto de ITBI??? Quando vamos assinar com o correspondente da Caixa, ele pede para preenchermos uma declaração de solicitação de 50% de desconto para compra do primeiro imóvel, alguém sabe se esse desconto é no ITBi? Pq pelos valores que chegaram, não tive desconto...
    Me ajudem, por favor!
    Muitas dúvidas...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!

    Estou comprando meu primeiro imóvel e já estou bastante assustado com tantas taxas, rsrs. Bom, semana passada assinei com a MRV e paguei o boleto integral da entrada, segundo o corretor me informou que preciso aguardar até 90 dias pra MRV me chamar para fazer o desligamento para depois o banco entrar em contato, procede?
    Após pagar o boleto tem que aguardar isso tudo mesmo?
    Em quanto tempo recebo pelo menos o login para acompanhar a obra pelo site?
    Esses dias que não fui assinar com o banco, estou sujeito a pagar taxa de INCC?
    Itbi e registro serão cobrados quanto tempo depois de assinar com o banco?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Bem útil sobre desconto em registro.....


    http://ivanmercadante.jusbrasil.com.br/artigos/177819228/como-obter-o-desconto-de-50-para-o-registro-do-primeiro-imovel

    ResponderExcluir
  29. Ola Bruno ate onde eu sei o valor da taxa de evolução de obra não pode ser maior que o valor do financiamento, foi o que nos afirmaram na nossa época quando assinamos o contrato com a CEF, mas de la para cá muita coisa mudou nas regras no financiamento, o melhor é você ligar para o gerente do banco onde vc fez o financiamento e tirar a duvida, normalmente existe uma pessoa no banco responsável por todos os financiamentos de determinado empreendimento ai vc pode falar logo com essa pessoa, normalmente é um dos gerentes do banco

    ResponderExcluir
  30. Bom dia gostaria de saber, eu irei comprar uma apartamento o que eu tenho tomar cuidado? As parcelas são fixas e tenho comprovar um valor para documentação.

    ResponderExcluir
  31. galera, boa noite! eu estou com uns problemas, gostaria de saber se tem alguem na mesma situação que eu, e que saiba das respostas..
    comprei meu apartamento e paguei o ITBI E REGISTRO, Porem estou morando em outro estado, como os colegas sitaram acima , que chega na residencia esse papel do cartorio. por eu esta morando em outro estado, eu recebo do mesmo jeito? outra coisa, nas minhas parcelas (anuais) estao aparecendo o valor da parcela , reajuste e acrescimos, e cada acrescimo é de 100,00 o que seria esse acrescimo ? esta conforme a lei? alguem sabe informar? qualquer coisa meu contato è 92 981148605 e meu email rafaeloliveirafc@gmail quem puder me ajudar, irei agradecer, pois moro em outro estado e estou perdido sobre isso!

    ResponderExcluir