domingo, 15 de junho de 2014

Pagamento o Financiamento sem estar morando no Apê

Boa noite pessoal!

Vim aqui postar as ultimas novidades sobre o apê.

Esse mês vi no site (http://www1.caixa.gov.br/casa/habitacao/index.asp) da CEF que a partir de agora vou pagar as parcelas no financiamento, ou seja agora não vou mais pagar aquela taxa de evolução de obra que vinha todo mês.

Segundo me informaram quando eu liguei  no banco é que a CEF já liberou para a MRV a ultima parcela para construção do imóvel e dessa forma a CEF entende que o imóvel já esta pronto então param de cobrar a taxa de evolução de obra e passam a cobrar o financiamento.

Só que eu ainda não fiz minha vistoria no apê, fiquei sabendo que varias pessoas  fizeram vistoria, mas também outras pessoas ainda não fizeram.

Não sei o motivo de ainda não terem me chamado, não é por pagamento pois eu não devo nada, eu liguei para o engenheiro responsável pelas vistorias do meu empreendimento, mas ele nunca esta no escritório, está muito difícil falar com ele, mas eu continuo insistindo pois ou uma hora eu consigo falar com ele ou ele liga para mim antes uma das duas coisas tem de ocorrer não é possível.

Então a situação atual é essa a obra teoricamente está pronta apesar de no site da MRV ela estar com 97.4% de conclusão, mas eu não fiz minha vistoria, o habite-se não sei de já saiu, pois também não vai adiantar nada eu fazer a vistoria se o habite-se não sair, pois eu não vou morar em um lugar sem habite-se e nem sei se entregam as chaves sem ter habite-se.
Por enquanto vou esperar continuar ligando na MRV e perguntando, insistindo e enchendo saco mesmo, pois eu paguei tudo certinho e da mesma forma quero ser atendida certinho.
Depois no fim de tudo quando eu receber as chaves e puder me mudar ai vou consultar ou o Procon ou um advogado e ver o que pode ser feito, ver até onde a MRV atrasou ou me lesou e pode ter certeza vou buscar todos os meus direitos, pois eu cumpri minha parte no contrato então eles também devem cumprir o que prometera,.


Há mais uma coisa, varias pessoas já perguntaram se a MRV atrasou a obra, e olha sinceramente eu fico confusa em responder essa pergunta.
pois quando comprei o apê assinei o contrato de compra e venda, e nesse contrato existe uma data de entrega, data essa que já passou.

Mas depois quando eu assinei o contrato com a CEF existe uma paragrafo onde diz que a partir da data de assinatura do contrato com a CEF a obra pode demorar 27 meses para ser entrega, e essa data não passoi ainda.

Por isso eu digo que fico confusa em relação as datas, por esse motivo também é que eu vou esperar receber as chaves para então procurar saber quais são meus direitos.

E para quem deseja comprar um imóvel da MRV  acho que é muito cedo para eu dar minha opinião, pois estou apenas no começo dessa jornada, ainda falta muita coisa do tipo saber se a construção do imóvel está boa, ou se a assistência técnica é eficiente e outras coisas mais.
Porém até o momento o que eu posso dizer é e perceber é que eles são bem confusos para dar informação, mas isso não deve ser exclusividade deles, já vi outros depoimento de outras construtoras e percebo é que é tudo igual.

Bom por enquanto é isso se ocorrer algo nessa semana eu conto para vocês.



47 comentários:

  1. Então, mas como você sabe que esta pagando já o financiamento? Pois o extrato que estou recebendo em casa não consta o Finan, consta ainda a taxa de evolução! No meu também esta constando 97,5%, mas o que fiz liguei na MRV como interessado em comprar um ap no mesmo lugar, e a menina que me atendeu no Chat, informou que para ele consta como pronta a obra! Agendei com um vendedor e o mesmo informou que ela esta para sair, mas não soube me dar datas!
    Por hora também não fiz a vistoria, e estou aguardando!
    Depois se quiser vou deixar meu email e vamos nos falando, assim que tiver um posição também passo a todos.
    ricardklein@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a todos,
    Tentei ligar para o engenheiro Tiago e ainda não consegui contato.
    Caso alguém consiga alguma informação, por gentileza, compartilhem.
    Da MRV está difícil conseguir alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Não podem entregar as chaves sem o Habite-se, engraçado que ligamos no SAC e ngm passa informação correta. Entre no portal agora e olha a cobrança que tem.
    IN01 - JUROS CONTRATUAIS DE FASE DE OBRA 20/08/2014 1.031,07.
    Ref. ao valor da CEF eu não sabia que já iriam cobrar, mas isso não pode!
    Gente, que absurdo isso neh!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu não aparece isso não, acho que ai vai de cada contrato com a MRV.
      Mas de toda forma procure um advogado pra lhe auxiliar!
      abs,
      Ricardo

      Excluir
  4. Boa tarde a todos,
    Finalmente consegui contato com o Tiago e consegui agendar a visita para sexta, dia 21/06.
    Tentem ligar por volta das 13h00.
    Sergio - Bloco 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio pode me passar o telefone do tiago?

      Excluir
    2. vou tentar o contato com ele e ver o que consigo, seria interessante fazer essa vistoria!

      Excluir
    3. O telefone do Tiago é 5511-7610.

      Excluir
  5. Boa tarde, a todos!

    Eu continuo pagando a taxa de evolução da obra, entretanto nunca recebi extratos sobre isso. Fiz a minha vistoria no dia 03/04/2014 porém tinha muito defeito então neguei a vistoria e agora estou no aguardo de uma nova ligação.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, sou do bloco 04 e já fiz a vistoria do apto. Recebi nesse mês a taxa de construção com venc. no dia 10/06 e já paguei. Hoje entrei no site da caixa e vi que emitiram um boleto do financiamento com venc. também para o dia 10/06 e outro para o dia 10/07. Eu não recebi na minha casa o boleto do financiamento, mas eles não podem cobrar os juros e a parcela do financiamento ao mesmo tempo. Tentei falar com o Diogenes hoje, mas não consegui.
    Quem recebeu a taxa de construcao nesse mês entra no site na caixa economica e verifica se já emitiram o boleto do financiamento.
    Estão nos cobrando por algo que nem rebemos ainda.
    Edna

    ResponderExcluir
  7. então Edna, entrei para verificar o que você havia citado e realmente existe um boleto de prestação de financiamento e não mais evolução da obra, efetuei o pagamento, mas vale consultar na sua conta habitacional ou normal, se há o valor do pagamento que você efetuou, os boletos de evolução, são boletos de depósito na conta e não pagamentos de títulos.
    da uma olhada lá! vou olhar por aqui e posto o que consegui!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricardo...
    Eu já paguei a taxa de evolução. Entrei agora no sistema e vi que abateram da primeira parcela do financiamento o valor que eu depositei na conta 012. Não estou entendo mais nada. A parcela que estava em haver sumiu, ficou somente a que vence no dia 10/07 e para variar não estou conseguindo acessar a minha conta corrente da caixa para ver se debitaram alguma coisa...
    Vou tentar falar com o Diogenes de novo....

    ResponderExcluir
  9. estou com esse problema tbm! quero ver se me debitaram, pois paguei, teóricamente não da pra debitar no meu caso, pois o valor de depositei cobre apenas a taxa da evolução (900) e meu financiamento é maior (1380), quero ver se ficou em aberto agora lá....
    Vou ligar pra ele depois também!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal acabei de falar com o Diogenes..
    Ele disse que a parcela do financiamento começa a ser cobrada quando o banco repassa para a construtora a ultima parcela do financiamento da obra e não quando a gente recebe as chaves porque não tem como eles controlarem isso. O ultimo repasse para a construtora ocorreu no dia 01/06 por isso começaram a cobrar o financiamento.
    Agora se alguém já depositou a taxa de evolução do mês 06, como é o meu caso, não se preocupe porque o valor depositado foi abatido da primeira parcela do financiamento e no mês que vem será cobrado a diferença, mas liguem na caixa e peçam para o Diogenes tirar o juros que será cobrado sobre a diferença do pagamento...
    É isso pessoal...cabe a nós agora cobrar da MRV a entrega das nossas chaves...

    ResponderExcluir
  11. é automática a geração do boleto da evolução da obra, dessa forma foi gerado, mas o que vão abater mesmo é o financiamento!
    de toda forma sinalize o Diógenes, para que não ocorra nada de errado na sua conta! Eu paguei o boleto, agora tenho que esperar e ver o que vai acontecer com relação ao débito de uma parcela que já paguei..rs

    ResponderExcluir
  12. Demoro, bora lá! como vamos fazer a cobrança da MRV, quais os meios? Por mim preciso vender logo o apartamento! quanto antes sair melhor para todos nós! Pq se ligar lá ninguém sabe de nada, liguei como quem quer comprar uma unidade lá, e segundo a menina informou ele já esta pronto, mas não há ninguém que nos sinalize, dessa forma ficamos batidos diante deles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom...eu acabei de abrir uma reclamação no sistema da MRV...
      Caso eles não me dêem uma resposta convicente em relação a entrega da chaves vou abrir uma reclamacao no site Reclame aqui e vou encher o saco deles todos os dias até entregarem as minhas chaves. A unica coisa que posso fazer no momento é pressiona-los...

      Excluir
    2. então, mas isso não será o suficiente, precisamos antes de mais nada saber se quando efetivamente estamos pagando o financiamento o apartamento deve ser entregue, ai sim poderia-se acionar a justiça!

      Excluir
  13. Eu sei....o problema é que estamos na mão deles.
    Se todos os moradores abrissem uma reclamação cobrando a marcação da assembleia e a entrega das chaves já seria um começo.
    Entrar na justiça seria um passo mais adiante, agora não dá....

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal
    Bom dia!
    Alguém sabe se já tem data marcada para a assembléia de condominio?
    Edna - bloco 04

    ResponderExcluir
  15. Liguei na mrv e me falaram que o habite -se sai dia 30/06 , se for verdade acho que a reuniao deva ocorrer logo apos essa data, pq tb me falaram que vao entregar os apes em agosto

    ResponderExcluir
  16. Não faço idéia, até hoje não fiz um visita no meu AP, liguei recentemente para o Eng. Thiago e estou esperando um retorno para a minha vistoria. Qualquer novidade que tiver também informo, mas se o habite-se sai ainda esse mês é possível que em Agosto saia mesmo as chaves!
    vamos ver o que acontece!

    ResponderExcluir
  17. Quando fui fazer a vistoria no começo de maio o Thiago falou que iam entregar as chaves entre junho e julho. Agora já mudaram para agosto....
    Edna

    ResponderExcluir
  18. Bom dia futuros vizinhos!
    Ontem fui à caixa econômica e conversei com uma gerente, os funcionários da agencia do Morumbi já estão a par do que chegou aos nossos ouvidos, o que ouvi sobre nossa duvida quanto a começar a pagar o financiamento foi:
    - A FALSA informação dada pela MRV, de que só começaríamos a pagar o financiamento na entrega das chaves; esta em nosso contrato, assim que a caixa repassar a ultima parcela da construção para a MRV (aconteceu em 01/06), todos vocês começamos a pagar o financiamento (esse mês).
    Durante a conversa, tirei varias duvidas quanto à caixa, como funciona esse procedimento, quem ta atrasando minha vida e essas coisas, descobri que só falta sair o habite-se (para a entrega das chaves) e isso é com a prefeitura. Não adianta abrir reclamações pra MRV quanto a isso, espero mesmo que de tudo certo e que as chaves saiam em agosto.
    Quanto às visitas que não foram feitas, pressionem mesmo a MRV, já fiz a minha, tinha poucos pontos, mesmo que esses não fossem sanados, estarei contente com o que vai ser entregue (pago sem remorso para que fique como eu quero, sei que sou muito chato e exigente, além de que quero as chaves pra ontem).
    Bom foi isso que eu entendi, acompanho o blog, vi varias duvidas que também eu também tinha, então espero ter ajudado.
    Thiago - bloco 2, 208.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, vamos ver o que acontece então a partir daí! O meu comprei para investimento, e agora quero vender mas não antes de fazer a vistoria no empreendimento! Sim, se o habite-se foi solicitado já a MRV não pode fazer nada, teremos que esperar a prefeitura!
      Boa sorte a todos
      Ricardo - bloco 5, 506.

      Excluir
  19. Pessoal, o valor a ser pago para a caixa econômica está aparecendo na conta de vocês? porque o meu ainda não está. somente o valor da evolução da obra.

    ResponderExcluir
  20. Esta aparecendo o valor do financiameto p pagar, liga na caixa e fala com o Diogenes, pois algumas pessoas tiveram o mesmo problema que o seu e elas resolveram com o Diogenes

    ResponderExcluir
  21. Ai galera, fui hoje cedo (30/06) fazer minha vistoria, tinha um quantidade legal de pessoas lá, tudo OK por lá, já aproveitei e bati um papo com o Engenheiro Thiago, e segundo ele é possível que entreguem ainda esse mês de Julho! Pelo que parece o Habite-se sai hoje mesmo! Vamos aguardar!
    Ricardo Klein - Bl 02 - Ap 506

    ResponderExcluir
  22. Ótima notícia Ricardo!
    Obrigada por compartilhar.
    Edna Bl 04 - Ap 203

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Alguém tem notícias se o habite-se saiu?

    ResponderExcluir
  24. Pessoal bom dia!

    Péssimas notícias. .....
    Acabei de ligar na central da MRV e aatendente me disse que o Habite-se não saiu. E que está previsto para sair no dia 27/07, ou seja, nada de entregar as nossas chaves nesse mês.
    Estou começando a achar que a prefeitura recusou o Habite-se porque todo mês eles falar que vai sair tal data e nunca sai.
    Edna bloco 04

    ResponderExcluir
  25. Essa MRV ta de brincadeira!!! To muito puta com eles:/

    ResponderExcluir
  26. MRV não, ai nesse caso é a prefeitura né! mais um mês ai pra aguardar as chaves!!! infelizmente não temos o que fazer, até pq no contrato diz que eles tem até 6 meses após o prazo pra entregar!!!
    Vamos aguardar e ver o que rola
    Ricardo Klein

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Então. ....e qual é o prazo?
    No contrato de financiamento da caixa economica tem uma clausula que fala que a construtora tem 60 dias para entregar as chaves após a finalização da obra e a entrega das chaves não depende da emissão do habite-se. A obra foi finalizada em 05/2014. Tinha uma placa enorme na frente do condominio informando o termino da obra. Eles tem até 07/2014 para entregar as chaves. Dá uma lida no contrato que você assinou com a caixa.
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a caixa OK, mas também assinamos um contrato com a MRV, que prevê um extensão da entrega do mês 06 para o mês 12 se não me engano!
      Enfim, ruim é para quem efetivamente irá morar no local e esta dependendo dessa entrega. Não é meu caso, mas quero também pegar as chaves o quanto antes.
      Abs,

      Excluir
  29. Eu li os dois contratos novamente e segundo o contrato que assinei com a construtora o prazo de entrega que prevalece é o que consta no contrato da caixa (21 meses = 06/2014, coincide com a data do ultimo repasse do financiamento da obra para a construtora). Como a caixa diz que a construtora tem até 60 dias para entregar as chaves após o termino das obras, esse prazo vence agora em 08/2014. Porém a construtora pode atrasar a entrega por mais 6 meses, vencendo esse último prazo em 12/2014.
    Os seus cálculos estão certos Ricardo.
    Eles estão dentro do prazo, não há o que fazer. Só esperar.....

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Galera!
    Entrei no portal hoje e foi atualizado mas para variar não mudou nada. =(.
    Estou começando a ficar nervosa rs.

    ResponderExcluir
  31. sim, mas estive lá no dia 30/06 e as obras já finalizaram! devem ter feito isso por conta do habite-se que não saiu ainda!

    ResponderExcluir
  32. Olá, adorei ver os comentários de todos vcs, parabéns em especial ao Ricardo Klein, extremamente claro em seus comentários e eu consegui entender várias coisas que logo logo eu vou passar. Comprei um apto da MRV em Tatuí/SP e a porcentagem no site é igual a de vcs - 97,3%. Estou hiper ansiosa para as chaves e entendo que primeiro o habite-se deve sair p/ depois recebermos a tal sonhada chave. Agora vou até a prefeitura da minha cidade, acho que conseguirei colher algumas informações. O que significa IN01 - JUROS CONTRATUAIS DE FASE DE OBRA 20/08/2014 1.031,07 que a Lidiane Oliveira postou? Todos nós teremos ainda esse valor a pagar? Outra coisa: eu nâo deposito nada na conta da Caixa Econômica, imprimo o boleto no site da Caixa e pronto. Ricardo Klein, vc sabe dizer se pode acontecer de ter taxa de c/c a ser paga para a Caixa? Obrigada a todos pelas informações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IN01 pelo que entendo é o valor pago a caixa durante a obra para que não aumente o financiamento do seu apartamento quando pegar as chaves, ele é ajustado de acordo com o INCC.
      Com relação ao pagamento, varia de acordo com cada pessoa e contrato firmado com a caixa econômica!
      Abs,
      Ricardo Klein

      Excluir
  33. Pessoal,
    Liguei na MRV agora, muito estranho cada hora uma informação. Previsão para averbação do Habite-se 27/11.
    Alguém mais ligou?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde,
    Estou com uma dúvida.
    Pelos comentários, o ultimo repasse da caixa para a obra foi em maio. Paguei no mês 05/2014 o valor referente a evolução de obras que seria a ultima parcela. Nos mês 06/2014 entendo que seria a primeira prestação do financiamento.
    Ocorre que na prestação do mês de julho recebi a cobrança da diferença do mês 05/2014, onde pelo que entendi começou o financiamento da caixa.
    Mais alguém nessa situação?

    ResponderExcluir
  35. Olha não sei o que esta havendo! Ligo lá na MRV e dizem q a obra não esta concluída. Ninguém sabe nos da alguma informação valida? Apenas dizem q quando estiver 100% entraram em contato pra entrega de chaves!

    ResponderExcluir
  36. Essa questao da parcela nao aconteceu comigo, mas vi no facebook q aconteceu com algumas pessoas, ou seja veio uma diferenca agora e alem disso no site da caixa a parcela desse mes consta como a terceira ou inves de ser a segunda

    ResponderExcluir
  37. Gente, adoro ler tudo que vcs escrevem. Vcs me fornecem informações que na minha cidade de Tatuí ninguém tem. Obrigada ao Ricardo Klein, fui na prefeitura hj e me disseram que a MRV nem terminou a drenagem do empreendimento, por isso o Habite-se está parado. Fui na obra e o mestre de obras disse que tudo está concluído, porém a prefeitura irá no empreendimento somente qdo a obra estiver 100% concluída. Vcs me esclarecem mais do que a turma toda de Tatuí, nada contra a cidade que vivo, mas nada como SP, viu? Sou de SP e sei que a informação e as pessoas são mais ágeis e esclarecidas do que não sei o que. Voltando a falar sobre a questão do financiamento, sinceramente achei estranho vcs pagarem o financiamento sem estarem com as chaves e sem ter saído o habite-se, mas vou tentar colher informação sobre isso também. Alguém sabe dizer qto tempo leva para a prefeitura fazer a vistoria e emitir o tal do habite-se? Sabem se leva um mês, uma semana, etc...??? O apto de vcs está com 97% concluído, mas consta qtos por cento para a parte externa? Continuem se comunicando, por favor!!! Tudo de bom para todos nós.

    ResponderExcluir